MI CASTELANI -CURRÍCULO

 Ir para o conteúdo principal

FB_IMG_1651764730109.jpg

       MIRIAM CASTELANI RODRIGUES LOPES

 

           ASSINA : MI CASTELANI

 

Miriam Castelani Rodrigues Lopes, artista plástica nascida em São Paulo, tem como formação acadêmica a pedagogia, com extensão em orientação educacional e o magistério em sociologia, psicologia e história da educação.

Freqüentou cursos de pintura, arte contemporânea e história da arte, cabendo aqui mencionar cursos e oficinas de arte no MUBE (Museu Brasileiro de Escultura) com professores como Leda Catunda, Mônica Nador, entre outros.

Atuou na área da educação por vinte e seis anos onde seu trabalho foi permeado por projetos pedagógicos de arte que envolvia a interdisciplinaridade das demais áreas de ensino através da educação artística.

Desenvolveu ao longo dos anos, projetos de arte, onde através da pintura, escultura e montagens, conduzia seus alunos a expressão criativa de seus pensamentos, conceitos e emoções através da linguagem plástica, com utilização dos mais variados tipos de materiais recicláveis.

Exposições foram organizadas integrando escola-arte-comunidade.

Encerrada esta etapa de trabalho, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura, desenvolvendo estilo próprio onde através das cores e texturas, expressa de forma contemporânea os sentimentos e as buscas do Homem, seu envolvimento com a natureza e a Natureza do seu Ser.

Suas obras têm como expressão maior as cores que se mesclam em manchas criando composições ora abstratas, onde retratar o irretratável como sentimentos, sensações e emoções, é o seu desafio.

Nas obras  figurativas,como na série:"MEUS BICHOS"  revelar a essência dos seres, sua pureza e encanto são seu maior objetivo.

Com participações em  exposições coletivas e individuais,nacionais e internacionais e com premiações em muitas delas.
Minhas obras ocupam espaços públicos nacionais e estão em coleções particulares em vários países.
“ Minha busca é pela essência e consciência.Nesse processo construtivo faço uso de numerosas camadas de cores e texturas com uso de recicláveis como papéis de diversos tipos, entre outros efeitos. O principal objetivo está no exercício contínuo de uma comunhão com o observador.Em grande parte das  minhas obras  uma marca diferencial além da energia das cores é o contorno branco que ressalta as figuras e que  surge como elo contínuo e vital que acompanha tudo o que existe no mundo e suas infinitas relações. A cor é a minha linguagem primordial . É na forma como articulo o jogo cromático que minha arte aparece como uma expressão plástica de um sentimento caracterizado pela consciência das aproximações possíveis entre o homem e a natureza, por meio da essência energética e plástica, buscando a conscientização quanto a proteção e recuperação do mundo em que vivemos".

Comentários